Anúncio provido pelo BuscaPé
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Capturando sons de programas e da Internet


Gravar sons é muito fácil quando a fonte sonora corresponde a uma das entradas de áudio da placa de som. Podemos gravar diretamente sons provenientes das entradas de microfone, Line-IN e CD-IN usando programas de gravação como o Gravador de som, que acompanha o Windows. Lembre-se que este programa tem uma limitação: grava sons com no máximo 60 segundos. Isto não é problema, pois muitas placas de som são acompanhadas de programas de gravação. Também podemos obter programas de gravação gratuitamente na Internet. Vá a sites como www.download.com e faça uma busca pela palavra RECORDER no sistema Windows. A maioria dos programas apresentados funciona sem restrições durante 30 dias, e precisa ser comprado para que continue a operar (são programas de shareware). Muitos produtores não bloqueiam o seu uso, apenas pedem educadamente que o usuário os compre após o período de avaliação. Procurando mais atentamente poderemos encontrar alguns programas de gravação que são totalmente gratuitos, ou seja, freeware.

A gravação de sons é um pouco mais difícil quando os sons não são provenientes das entradas sonoras, e sim de programas. Por exemplo, como gravar os sons de uma estação de rádio, reproduzidos pela Internet? Não existe no Internet Explorer, um comando para gravar o som gerado. Felizmente podemos na maioria dos casos, fazer uma reprodução e gravação simultâneas. Um programa de gravação de sons pode portanto gravar sons que estão sendo reproduzidos pelo computador, como por exemplo, o som de uma rádio via Internet.

Na figura estamos reproduzindo músicas com o Windows Media Player e ao mesmo tempo fazendo a sua gravação com o programa Creative Recorder, que acompanha as placas Sound Blaster.

Esse recurso tem muitas aplicações. Digamos que você está estudando francês e quer fazer uma gravação de voz nesse idioma para posteriormente gravar em um MP3 Player e ouvir durante uma caminhada. Sintonize então uma estação de rádio da França como já ensinamos nesse capítulo, e ao mesmo tempo execute um programa para fazer a sua gravação. Periodicamente pressione STOP e feche o arquivo gravado. Ao usar este método de gravação, temos que tomar alguns cuidados:

1) Escolher um formato de gravação compatível com o do som que está sendo reproduzido. Por exemplo, a maioria dos sons reproduzidos via Internet têm o formato mono, com 8 ou 16 bits e 22 kHz. Ajuste o programa de gravação para operar no mesmo modo. Se for apresentada uma mensagem de erro indicando que o formato é incompatível, experimente outros formatos.

2) Nos programas de gravação temos que indicar a fonte do sinal sonoro. Normalmente encontramos um comando Input Source ou Record From onde podemos fazer esta escolha. A fonte de entrada deve ser a saída da placa de som.

3) Preste atenção ao gravar o arquivo resultante. Não vá se perder, observe a pasta onde o arquivo é criado. Normalmente é preciso pressionar STOP para então fazer a gravação. Escolha o formato MP3 para economizar espaço.