
A gravação de sons é um pouco mais difícil quando os sons não são provenientes das entradas sonoras, e sim de programas. Por exemplo, como gravar os sons de uma estação de rádio, reproduzidos pela Internet? Não existe no Internet Explorer, um comando para gravar o som gerado. Felizmente podemos na maioria dos casos, fazer uma reprodução e gravação simultâneas. Um programa de gravação de sons pode portanto gravar sons que estão sendo reproduzidos pelo computador, como por exemplo, o som de uma rádio via Internet.
Esse recurso tem muitas aplicações. Digamos que você está estudando francês e quer fazer uma gravação de voz nesse idioma para posteriormente gravar em um MP3 Player e ouvir durante uma caminhada. Sintonize então uma estação de rádio da França como já ensinamos nesse capítulo, e ao mesmo tempo execute um programa para fazer a sua gravação. Periodicamente pressione STOP e feche o arquivo gravado. Ao usar este método de gravação, temos que tomar alguns cuidados:
1) Escolher um formato de gravação compatível com o do som que está sendo reproduzido. Por exemplo, a maioria dos sons reproduzidos via Internet têm o formato mono, com 8 ou 16 bits e 22 kHz. Ajuste o programa de gravação para operar no mesmo modo. Se for apresentada uma mensagem de erro indicando que o formato é incompatível, experimente outros formatos.
2) Nos programas de gravação temos que indicar a fonte do sinal sonoro. Normalmente encontramos um comando Input Source ou Record From onde podemos fazer esta escolha. A fonte de entrada deve ser a saída da placa de som.